.st0{fill:#FFFFFF;}

Definição de nichos

Definição de nichos de coaching

Por  William Tadeu

Tudo que você precisa saber sobre definição de nichos de Coaching

Se você é um coach em começo de carreira nada faz mais sentido para o seu negócio agora do que a definição do nicho de coaching ou a definição do seu nicho de atuação como coach.

E é justamente sobre este assunto que este artigo vai tratar, para te ajudar a não apenas dar os primeiros passos na definição do seu nicho, como também, descrever as principais atividades dentro dos nichos e mercados mais populares hoje.

Mercado alvo X Nicho de atuação

Definição de Nichos de Coaching

Mas antes de continuarmos, uma coisa precisa ser entendida. Mercado alvo e nicho de atuação não são a mesma coisa, apesar de estarem intimamente conectados.

Quando falamos de mercado alvo, estamos nos referindo a uma tribo, a um grupo de pessoas que possuem dores, desejos, vontades e dificuldades em comum

Ao se falar em nicho, estamos falando do serviço que você se especializou (ou vai se especializar) em prestar para um pedaço do mercado alvo que você escolheu.

Por exemplo, digamos que você queira atender o mercado de relacionamentos. Dentro deste mercado, existem pessoas com os mais diferentes tipos de dores e realidades. Líderes, jovens casais, pais, professores, médicos etc. Ao definir o seu nicho de coaching, você escolhe uma parcela desse mercado e oferece um serviço especializado para ela.

Abaixo listei alguns exemplos, para facilitar a diferenciação entre mercado e nicho de atuação.

profile-pic
profile-pic

Encontrei o William através do LinkedIn, e decidi fazer a mentoria para captação de novos clientes. Depois te finalizar a mentoria, estou mais focada no meu nicho e tendo o retorno financeiro esperado e também consegui focar no nicho que eu quero atuar fortemente e ter clientes pagantes.

Neusa Mazzola - Coach de Emagrecimento Consciente

Recebi a indicação dos serviços do William de uma amiga psicologa que já tinha trabalhado com ele.

Precisava ter uma ideia mais clara sobre o público que iria atingir com meu novo produto, um curso de inglês para adultos. Queria um direcionamento de como produzir conteúdo relevante e específico para este público.

Consegui fechar a primeira turma já no Workshop de lançamento e uma segunda turma terá início ainda este mês. Conseguimos uma ótima conversão graças a definição de objetivos e a preocupação com o direcionamento claro do que seria oferecido.

Com uma linguagem simples e clara, o processo de definição de nicho e divulgação atingiu em cheio o público que eu precisava alcançar.

Stefania Martins - Instrutora de inglês, empresária em Lavras, MG

Mercados

  • angle-double-right
    Mães de primeira viagem
  • angle-double-right
    Adolescentes
  • angle-double-right
    Advogados recém formados
  • angle-double-right
    Life Coaches

Nichos

  • angle-double-right
    Coaching organizacional para mães de primeira viagem
  • angle-double-right
    Orientação profissional para adolescentes em época de vestibular
  • angle-double-right
    Coaching para ajudar advogados iniciantes a captarem clientes
  • angle-double-right
    Serviços de definição de nichos para life coaches em começo de carreira

Motivos para definir um nicho de Coaching

Definição de Nichos de Coaching

Existem vários excelentes motivos para definir o seu nicho de coaching. Dentre eles destaco:

Facilidade em criar conteúdos relevantes

Uma vez que você define o nicho de atuação de coaching, a criação de conteúdo se torna muito mais fácil e clara para você.

Sabendo exatamente com quem você está falando, é possível se conectar com o seu público de uma maneira mais direcionada, abordando todos os assuntos que são do interesse dele, sejam cursos, workshops, palestras, e-books, conteúdos para redes sociais, Youtube e etc.

Ao criar este tipo de conteúdo que as pessoas estão realmente interessadas em consumir, de maneira consistente, elas começarão a notar o seu comprometimento e dedicação em oferecer o melhor tipo de conteúdo e irão olhar para você como uma opção válida para ajudá-las a resolver seus problemas.

Saber onde procurar os seus clientes

Definindo seu nicho de atuação, você consegue saber exatamente onde encontrar o seu cliente ideal. Ficará mais fácil de encontrá-lo seja nas redes sociais ou em eventos ao vivo.

Quando você não tem um nicho definido, você atira para todos os lados, tentando achar alguém que esteja interessado em seus serviços e propostas. E na maioria das vezes, será muito difícil de conectar com as pessoas ou até mesmo de frequentar os lugares em que elas estão. 

Mas, se você já fez a lição de casa e sabe onde achar estas pessoas, seu trabalho de prospecção de novos clientes será muito mais interessante e renderá mais frutos com um pouco menos de esforço.

Descobrir com quem seus clientes se relacionam

Saber com quem seus clientes se relacionam abre diversas oportunidades para o seu negócio de coaching. Se você sabe por exemplo, que seus clientes frequentam o "Vigilantes do Peso", você pode ir até lá, e oferecer uma palestra para todos sobre emagrecimento saudável ou reeducação alimentar.

Se você sabe que seus clientes frequentam a faculdade de direito, pode oferecer um workshop sobre como montar o primeiro escritório de advocacia para advogados recém formados ou que irão se formar.

Enfim, as possibilidades são infinitas e são ainda maiores e mais fáceis de encontrar quando você consegue fazer a definição do nicho de coaching que irá atuar.

Expansão do seu negócio de coaching

A definição de nichos de coaching te permite descobrir maneiras mais lucrativas de expandir o seu negócio. Seja para outros mercados que possuam dores semelhantes ou novos serviços para o mesmo grupo que você decidiu trabalhar.

Por exemplo, eu atendo coaches em começo de carreira que estão com dificuldades de se conectar com seus clientes e não possuem um nicho de coaching definido. Este mesmo trabalho/serviço que faço com estes coaches, com pequenas adaptações, podem ser oferecidos para consultores, terapeutas etc. Ou seja, é basicamente o mesmo serviço, mas pra um público ligeiramente diferente.

Uma outra possibilidade, é a de oferecer mais tipos de serviços para o público que você já está atendendo, por exemplo, para estes mesmos coaches que me procuram para resolver problemas de definição de nichos, ao finalizarmos os trabalhos, já os deixo ciente de que também ofereço outros tipos de serviços, ​como criação de websites de coaching, treinamentos de edição de vídeos,  criação de páginas de captura ou landing pages, configuração de ferramentas de e-mail marketing, criação de e-books, consultoria mensal, enfim, você pegou a ideia.

Quando você tem o seu nicho de coaching definido, as possibilidades de suprir outras necessidades que os seus clientes possuam é muito maior, o que vai te trazer mais clientes e uma renda mais recorrente do que se você estivesse atendendo a todo tipo de pessoas e não se especializasse em nenhuma delas.

Definição de Nichos de Coaching
Vantagens x Desvantagens

Definição de Nichos de Coaching

Abaixo vou listas as vantagens e desvantagens de se definir o seu nicho de atuação como Coach.

vantagens

  • angle-double-right
    Especialistas podem cobrar mais caro pelo serviço
  • angle-double-right
    Possibilidade de oferecer serviços mais direcionados
  • angle-double-right
    Mais fácil de se tornar conhecido no assunto
  • angle-double-right
    Saber exatamente onde o seu cliente está e como chegar lá
  • angle-double-right
    Demonstra conhecimento e dedicação ao assunto que decidiu abordar
  • angle-double-right
    Comunicação muito mais assertiva com seus clientes
  • angle-double-right
    Facilidade de criar o marketing sobre os serviços que oferece

desvantagens

  • angle-double-right
    Você é um generalista, não fica claro para ninguém o que faz ou que problema resolve
  • angle-double-right
    Seus valores serão compatíveis com outras profissões genéricas
  • angle-double-right
    A criação de conteúdo pode ser um problema, pois você não sabe com quem está falando
  • angle-double-right
    Seu cliente pode estar em qualquer lugar, mas você não sabe como chegar nele
  • angle-double-right
    Dificuldade de fazer a divulgação dos serviços que oferece pois não sabe para quem oferecer

Alguns dos principais tipos de coaching

Definição de Nichos de Coaching

Então você acabou de se formar, e está na dúvida sobre como quer atuar? Excelente! Aqui embaixo, vou criar uma lista com diversos tipos diferentes de coaching, que podem servir de inspiração para você começar, ou apenas para tirar dúvidas sobre o trabalho que outros colegas fazem.

Coaching para aposentados

As pessoas estão vivendo cada vez mais e continuam ativas mesmo após a aposentadoria. Muitas vezes, ao saírem do mercado de trabalho, estas pessoas não sabem mais o que fazer com suas vidas e suas vontades e é aí que um coach de aposentadoria, que lida com pessoas com mais de 50 ou 60 anos pode ajudar.

Decisões sobre os próximos passos em suas vidas, o que farão para se manter ativos e conseguir competir no mercado dominado por pessoas mais jovens, como se prepararem para os próximos anos de vida, podem e muito provavelmente farão parte do dia a dia deste profissional.

Coaching para Carreira

O Coach de carreira ajuda seus clientes a alavancarem suas carreiras, se relacionarem melhor com seus colegas de trabalho, a criarem um plano de carreira estruturado, a redigir um currículo que chame a atenção dos recrutadores, a conseguirem ir bem numa entrevista de emprego e nas dinâmicas entre uma infinidade de outras coisas.

Além disso, existem diversos nichos que podem ser trabalhados caso decida ir por este caminho, como coaching para pessoas fora do mercado de trabalho, coaching para líderes em começo de carreira, coaching para entrevistas de emprego, etc.

São centenas de opções disponíveis e você pode navegar entre elas com razoável tranquilidade.

Coaching de Finanças

O Coach financeiro ou coach de finanças, pode ajudar clientes com diversos assuntos relacionados a dinheiro e finanças, como organização, investimentos, renda recorrente entre outros.

Dentro o escopo de seus trabalhos, estão o coaching para quitação de dívidas, planejamento para investimentos, trabalho com crenças limitantes relacionadas a dinheiro, ajuda para organização dos gastos familiares o planejamento familiar e uma série de outras coisas bem específicas deste nicho.

Assim como os outros mercados, existem dezenas de nichos que podem ser explorados.

Coaching para Crianças

O coaching para crianças, algo relativamente novo por aqui, pode ajudar em diversas facetas no trabalho com crianças, como melhoria no processo de aprendizado, um melhor relacionamento com as pessoas, na capacidade de se adaptar entre outros.

Os pais tem um papel muito importante durante todo o processo e o Coach deve sempre buscar orientá-los e envolvê-los.

Coaching para Relacionamentos

Nem só de casais em crise vive o Coach de relacionamentos. De uma maneira geral, este profissional pode ajudar em qualquer tipo de relacionamento, sejam entre casais, uma equipe de vendas, entre pais e filhos, sociedade dentro de uma empresa e muitos outros tipos de relação.

Se optar por este mercado, é ainda mais importante definir um nicho de atuação, para deixar bem claro para todos com que tipo de relacionamento irá trabalhar.

Coaching para Empreendedores

O Coach de empreendedores pode ajudar uma pessoa que tenha a intenção de montar o seu próprio negócio ou está buscando maneiras de fazer ele crescer. Questões como mindset, organização, e produtividade e poder de decisão provavelmente serão abordadas durante o processo, assim como questões relacionadas a crenças limitantes que o cliente por ventura possua.

Coaching para Paquera

Indo um passo além do coach de relacionamentos, esse tipo de profissional se especializou em ajudar pessoas a conquistarem um namorado ou namorada. Pessoas que tenham vergonha ou medo de se relacionar com outras pessoas, podem encontrar neste tipo de profissional a ajuda necessária para encontrarem alguém e começarem um novo relacionamento.

Muitas vezes, os clientes são recém divorciados e perderam "a manha" de como se aproximar de alguém e o trabalho do coach será o de ajudar a destravar essas pessoas.

Coaching para Artistas

Nem todo artista sabe se comportar em público, e reflexo disso são as dezenas de matérias que vemos todos os dias nos jornais por ai. O trabalho de um coach de artistas ou celebridades, será ajudar o artista a mostrar uma visão mais interessante dele para o mundo, como se comportar em determinadas situações etc.

Muitas vezes, alguns artistas estão travados criativamente e contratam um coach para ajudá-los a tirar algumas pedras do caminho e deixar seus ideias fluírem livremente.

Coaching para Comunicação

Políticos, empresários, pessoas públicas em geral sempre estão aparecendo em telejornais, rádios e Internet. Muitas vezes as gafes são inevitáveis e acabam agindo ou falando coisas de maneira errada ou acabam não deixando boas impressões em quem está assistindo ou ouvindo. 

O trabalho do coach de comunicação, é auxiliar estas pessoas em como elas devem se portar nestes momentos, para que passem a impressão correta que estão desejando ou aprimorem ainda mais as coisas que elas já estão fazendo bem.

Coaching para Resolução de Conflitos

O coach para resolução de conflitos tem uma campo de atuação que pode ser bem amplo. Desde trabalhar com empresas para ajudar setores e áreas distintas a se entenderem, até famílias que querem entrar em acordo de alguma maneira.

Aqui, como em outros mercados, quanto mais definido o nicho de atuação, melhor, assim poderá usar a sua expertise que já possui para ajudar ainda mais os clientes que procuram este tipo de serviço.

Coaching para Divórcio

O fim de um relacionamento é uma das coisas mais difíceis pelas quais as pessoas passam, e um coach para pessoas divorciadas pode ajudar a tornar este momento menos difícil e ajudar a pessoa a superar de uma maneira mais rápida o acontecido.

Muitos clientes estarão com problemas financeiros, com alguma disputa judicial sobre a guarda dos filhos ou mesmo querendo ajuda para descobrir quais os próximos passos darão em suas vidas a partir de agora.

Neste tipo de serviço, se o coach possuir experiência com questões judiciais, mediação e planejamento, melhor será a ajuda que poderá oferecer ao cliente.

Coaching para Liderança

Como ser um bom líder, que habilidades desenvolver para ter controle de uma equipe, como identificar gaps e fazer um time trabalhar para resolver? Todas estas perguntas e muitas outras fazem parte do dia a dia de um líder de empresa e um coach de liderança vai ajudá-lo a responder estas perguntas e extrair o máximo do seu time.

Aqui, o mercado pode ser dividido em várias ramificações, como líderes cristãos, líderes jovens, líderes em processo de aposentadoria e muitos outros. Quanto mais experiência o coach de liderança tiver, melhor para o processo.

Coaching Motivacional

Nem sempre é fácil encontrar a motivação sozinho e muitas pessoas e empresas precisam de um empurrão na direção certa para voltar a enxergar as possibilidades que estão diante deles.

O coach motivacional, vai trabalhar para extrair destas pessoas o que há de melhor dentro deles e ajudar a encontrar caminhos na direção do que eles acreditam ser o certo para a vida deles.

Ter experiência com PNL é um diferencial muito interessante para este tipo de profissional.

Coaching de Vendas

Vender é a alma do negócio, mas nem todo mundo sabe como fazer isso da melhor maneira possível, e sendo assim, um coach de vendas se torna uma ferramenta muito importante para empresas, profissionais autônomos e empreendedores.

Um coach de vendas pode ajudar os clientes a criarem uma estrutura ou script de vendas, organizar um sistema de CRM, a encontrar qual o diferencial dele em relação aos concorrentes e a pensar em maneiras inovadores para atingir e fechar novas vendas.

Possuir experiência na área de vendas pode ajudar a levar o processo a um novo nível.

Coaching para Coaches

Ao saírem da formação, a maioria dos coaches está completamente perdida e não tem a menor ideia de como começar um negócio. A maioria destes recém formados profissionais não possui experiências empreendedoras e acabam tendo problemas em oferecer seus serviços, encontrar seus clientes, em aplicar as ferramentas que aprenderam na formação, e em desenvolver as competências de coaching que irão diferenciar o trabalho deles dos da concorrência.

O coach de coaches entra nesta questão para ajudar o coach em começo de carreira a se organizar, definir um nicho de atuação, descobrir como se apresentar e divulgar seus trabalhos. 

Coaching de Tecnologia

Como um coach de tecnologia, você irá analisar o ambiente da empresa do seu cliente e ajudar a determinar exatamente o que ele quer alcançar durante o processo. Então juntos, você trabalharão na estratégia e no plano de ação para a execução das tarefas utilizando as novas ferramentas contratadas ou aprendidas.

Ter trabalhado com tecnologia é uma excelente diferencial para este tipo de trabalho.

Coaching de Marketing

Todo tipo de negócio precisa de marketing. Seja para vendas de produtos ou serviços, toda empresa precisa determinar qual a melhor estratégia para divulgar seus negócios.

O coach de marketing irá ajudar a definir as áreas onde estão os maiores desafios de promoção da empresa, metas de longo e curto prazo, definir métricas e escrever um plano de marketing específico para a empresa.

Aqui o mercado é gigantesco e quanto mais bem definido o nicho de atuação, maiores as chances de sucesso.

Coaching para Emagrecimento

Eliminar peso é um dos maiores problemas de saúde no mundo hoje e, para ajudar as pessoas a se manterem saudáveis, existe o coach de emagrecimento. Com trabalhos individuais ou em grupos, este profissional ajuda pessoas a se reconectarem com elas mesmas, criarem hábitos de vida mais saudáveis e duradouros e a se reeducarem com relação à alimentação.

Muitas vezes, o trabalho acontece em paralelo com visitas à academia, nutricionistas e psicólogos, criando uma força tarefa que irá auxiliar o cliente a alcançar os resultados que procura.

Existem muito mais tipos e nichos de coaching que sequer foram explorados ainda...

As opções são quase infinitas e cabe a você definir qual é o nicho em que se sente mais a vontade para atuar. 

Nem sempre existe uma diferença clara entre um nicho e outro, mas o importante é que você saiba como irá se posicionar neste mercado que vem crescendo no País, e que não dá mostras de parar tão cedo.

Coaching é algo fantástico, que apenas quem realmente quer transformar a vida das pessoas entende, mas como qualquer outra profissão, precisa de dedicação, estudos e claro, marketing e divulgação. E se você não quiser ser apenas mais um coach de redes sociais, que fica horas por dia, postando conteúdos aleatórios, torcendo para encontrar clientes, precisa fazer isso do jeito CERTO.

Se você é um Coach, que acabou de ser formar e quer começar o seu negócio do jeito certo, e não como uma barata tonta, correndo para todos os lados, gastando dinheiro e tempo, acesse este link para saber sobre o meu trabalho com grupos de Coaches para definição de nicho. Ou aqui, para saber do trabalho individual de definição de nichos para Coaches em começo de carreira.

William Tadeu


Ajudo Coaches em começo de carreira a definirem seus nichos de atuação, mesmo que não tenham a menor ideia de por onde começar.E também a criarem toda a sua estrutura digital, como sites, blogs, e-mail marketing e estratégias de vendas :)

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>