.st0{fill:#FFFFFF;}

Marketing Digital

Páginas de captura – Tudo que precisa saber!

Por  William Tadeu

Se você não tem páginas de captura para o seu negócio, seja ele digital ou não, então você tem um problema.

Você muito provavelmente já usou uma daquelas páginas, onde para ter acesso a alguma ferramenta, vídeo ou e-book, você precisou deixar os seus dados de contato.
Se você já precisou fazer isso alguma vez, você se cadastrou em uma página de captura!

As páginas de captura são uma das principais maneiras de se captar leads para dentro do seu negócio, e quando se trata de quantidade, mais, é mais!

As páginas de captura estão no que chamamos de topo de funil de vendas, e servem como a porta de entrada para alguém conhecer mais sobre seus produtos ou serviços.

Quais as vantagens de se ter uma página de captura para o seu negócio?

As páginas de captura são utilizadas para trazer novos leads para dentro da sua lista de contatos (não necessariamente e-mail marketing), que geralmente, dão suas informações de contato, em troca de um conteúdo que você esteja disponibilizando gratuitamente, como um e-book, uma série de vídeo, uma consultoria, uma sessão gratuita do seu trabalho etc.

Depois de adquiridos estes contatos, você pode fazer uma série de ações de marketing e vendas direcionadas para estas pessoas, como ligações, iniciar uma conversa pelo WhatsApp, colocar essas pessoas num grupo ou lista de transmissão, enviar uma série de e-mails com dicas, links de artigos ou seus vídeos no Youtube, direcioná-las para o seu canal de podcasts, entre uma infinidade de outras coisas.

Suas páginas de captura te ajudam a segmentar o seus leads, entender melhor o que eles estão buscando, mensurar seus esforços de marketing, se comunicar diretamente com seus potenciais clientes e criar campanhas muito mais efetivas de aquisição de clientes.

Você só tem a ganhar com elas!

Quais são os elementos de uma página de captura que realmente funcione?

A primeira e mais importante coisa que a sua página de captura deve ter, é uma HEADLINE CHAMATIVA. Essa headline deve chamar a atenção para um problema específico, de um público específico.

Por exemplo, digamos que você criou uma série de 5 vídeos, para ajudar donos de gatos a treinarem seus bichanos para trazer o jornal para eles. Você poderia ter uma chamada mais ou menos assim: CONHEÇA O MÉTODO COMPROVADO QUE VAI ENSINAR O SEU GATO A TRAZER O JORNAL PARA VOCÊ, INTACTO, TODOS OS DIAS PELA MANHÃ, EM APENAS 30 DIAS.

Ou se você não é fã de gatos (eu nem deveria estar falando com você então), talvez você queira ensinar mães a pararem de bater nos seus filhos com bambu quando eles se recusam a fazer a lição de casa, e sua headline poderia ser: CANSADA DE BATER NO SEU FILHO COM BAMBU PARA ELE FAZER A LIÇÃO DE CASA DURANTE A QUARENTENA?

A função da headline, é chamar a atenção para que a pessoa se interesse em ler o restante da página. Então capriche quando for criar a sua, OK?

A segunda coisa que a sua página de captura precisa ter, é um MOTIVO, para o visitante se cadastrar na sua página.

Ninguém vai se cadastrar na página de captura, porque você é legal.

As pessoas vão se cadastrar por acharem que você tem um conteúdo interessante e que vai ajudar a resolver algum problema que elas tenham. Então, você precisa mostrar para elas os motivos pelos quais elas devem se cadastrar na página.

Quais coisas eles irão receber ou aprender? Que tipo de conteúdo será apresentado? Como elas podem se beneficiar do material disponibilizado? Em quanto tempo ele terá o resultado que está buscando?

Por exemplo, neste aspectos nossas duas páginas de exemplo poderiam ser mais ou menos assim:

PARA O DONO DE GATO:
Nesta série de vídeos, você vai descobrir o passo a passo para fazer o seu gato buscar o jornal todas as manhãs, nos próximos 30 dias, mesmo que você nunca tenha treinado o seu gato antes ou que você ache que não é possível treinar o seu bichano.

PARA AS MÃES: Se os seus braços doem de tanto bater no seu filho, você tem duas opções: começar a fazer academia para aguentar bater nele por mais tempo, sem cansar ou assista os vídeos dessa série onde eu te mostro o passo a passo de como criar uma rotina de estudos para o seu filho, mesmo que você não tenha a menor ideia de como começar!

William Tadeu

Lembre-se...

Ninguém vai se cadastrar na página de captura, porque você é legal. 

O terceiro elemento de uma página de captura, que pode aparecer uma ou mais vezes na página, é o formulário de inscrição. É através dele que os dados das pessoas serão guardados para você utilizar depois em suas campanhas de vendas e marketing.

Quanto mais direto o formulário for, melhor, eu geralmente pego 3 informações em minhas páginas: nome, e-mail e telefone/WhatsApp, mas caso você não vá usar todas as informações, pode captar apenas e-mails, por exemplo.

O quarto elemento, são os depoimentos, estudos de caso ou estatísticas.

Se você já atua há algum tempo, provavelmente possui alguns depoimentos de clientes, que já trabalharam com você e podem confirmar que o seu método/ferramenta funciona, e você pode colocar isso na sua página de captura, seja em forma de vídeo ou texto.

Se você ainda não possui nenhum, pode se valer de estatísticas do mercado, falando sobre a eficácia de métodos similares aos seus, para ajudar a dar mais credibilidade ao que você está oferecendo.

Sempre que você puder, capte novos depoimentos para usar em suas páginas de captura e sites.

O quinto elemento da sua página de captura, é a sua biografia. Aqui você vai fazer uma breve descrição de quem você é e o que faz para ajudar as pessoas. Não é para colocar todas as suas formações, cursos e PHD's. Seja sucinta e direta.

Por exemplo: 

PARA O DONO DE GATO: Desde 2015 ajudo tutores de gatos a treinarem seus animais para fazer as mais diversas funções, desde pegar o jornal a lavar a louça para seus tutores. Através do programa MEU GATO, MEU MORDOMO, já ajudei mais de 143 famílias a treinarem seus felinos, mesmo que eles nunca tenham feito isso antes.

PARA AS MÃES: Ajudo mães a pararem de bater em seus filhos e serem presas pelo Conselho Tutelar desde 2014. Através do método LUGAR DE MÃE É COM OS FILHOS, NÃO NA PRISÃO, já ajudei mais de 987 mães a educarem seus filhos de maneira não violenta e harmoniosa, mesma que elas tenham que tomar muito Prozac para isso.

A ideia da sua biografia, é mostrar que você atende um público específico de uma maneira específica. Daí a importância de você saber exatamente qual é o seu nicho de atuação.

Como criar a minha página de captura?

Existem diversas ferramentas para criação de páginas de captura, e no trabalho de assessoria que desenvolvo com meus clientes, já está inclusa a criação de uma página de captura por mês. Caso queira criar por conta própria, eu sugiro que você já possua um site e crie suas páginas de captura usando o WordPress e algum plugin para criação de páginas a sua escolha.

Fuja de alternativas ruins, como Wix, Klickpages ou qualquer outra que não te dê 100% de controle sobre a customização das suas páginas.

Além de criar as páginas, você também irá precisar configurar uma ferramenta de e-mail marketing, como o Mailerlite ou LeadLovers, para captar esses dados de contato que serão inseridos nas suas páginas de captura (se você é cliente da minha assessoria, eu mesmo faço essa configuração e integração com suas páginas de captura).
O melhor cenário para criar suas páginas de captura é:

  • um domínio próprio .com ou .com.br
  • uma hospedagem para o site
  • WordPress instalado no seu site
  • um plugin para criação das suas páginas de captura dentro do seu próprio site
  • uma ferramenta de e-mail marketing a sua escolha (que se integre com seu site em WordPress)

E é isso!

Quantas páginas de captura eu devo ter?

Quando se trata de páginas de captura, quanto mais, melhor.

Pense um seguinte, existem milhares de pessoas neste exato momento buscando pelo tipo de serviço ou problema que você resolve na Internet.

O que acontece, é que cada pessoa tem uma dor ou desejo diferente, com relação a ele, e é ai que entram as páginas de captura.

Vamos pensar novamente no dono do gato, ele poderia ter mais uma página de captura, com a seguinte chamada:
- Cansado de ter que ir até a porta da frente todos os dias para pegar o jornal que foi entregue? Já pensou em treinar o seu gato para fazer isso por você?

Se formos pensar nas mães, poderia ser essa:
- Você gostaria que seu filho fizesse a lição de casa todos os dias, sozinho, sem ficar te interrompendo enquanto você está trabalhando de home office, durante este período de quarentena?

Perceba que cada uma das chamadas (headlines) tocam em pontos diferentes de dor ou desejo do seu potencial cliente.

Por isso é interessante que você tenha diversas páginas de captura para atrair diversos tipos de clientes que podem estar buscando pelo seus produtos ou serviços.

William Tadeu

Lembre-se...

Você não precisa fazer tudo sozinha!
Escolha um pacote de assessoria e vamos juntos criar a sua estrutura digital!

Conclusão

Tão ou mais importantes que o seu site, as páginas de captura te ajudarão a ser mais facilmente encontrado por seus potenciais clientes que buscam por soluções para seus problemas na Internet, te ajudam a gerar credibilidade com os conteúdos que disponibiliza, permite que você segmente sua lista de contatos, para saber que tipos de assuntos chamam mais a atenção do seu público e de quebra ainda te ajudam a se comunicar melhor com seus potencias clientes. 

Se você ainda não começou a criar as suas páginas de captura para o seu negócio, a hora é agora!

Se você precisa de ajuda para criar suas páginas de captura, clique aqui neste link para escolher uma pacote de assessoria que mais combine com você, e vamos juntos colocar suas páginas de captura no ar!

PRECISA DE AJUDA?

ENTENDA COMO FUNCIONA A MINHA ASSESSORIA DIGITAL COMPLETA

90 / 100

William Tadeu


Ajudo Coaches em começo de carreira a definirem seus nichos de atuação, mesmo que não tenham a menor ideia de por onde começar.E também a criarem toda a sua estrutura digital, como sites, blogs, e-mail marketing e estratégias de vendas :)

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>

Assessoria Digital Completa: Seu negócio na internet com uma estrutura profissional.